segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Alegria: foi esse o sentimento no primeiro dia do VI Congresso Diocesano da RCCPicos


A alegria tomou conta do VI Congresso Diocesano da RCCPicos. Animados pelo Ministério de Música Água Viva, carismáticos de toda a Diocese de Picos vivenciaram o início de um congresso que foi preparado a partir da vontade de Deus para o seu povo, agora nos dias 24 e 25 de novembro de 2012.
O evento não poderia ter começar de forma mais agraciada que com a celebração da Santa Missa, que foi presidida por Pe. Jonas Rocha e concelebrada com Pe. Mairton. Esse momento foi um dos mais significativos, onde todos foram levados a rezar pelas chuvas, no momento das preces e, em comunhão, clamaram de forma tão fabulosa que desceu do céu uma forte chuva que desceu como refrigério para uma tarde, que prometia ser muito quente.
As pregações desse primeiro dia de congresso foram realizadas por Dinei Gesel, da RCCSP. Nesse momento a Palavra proclamada foi baseada em Jo 7,37b “do seu interior manarão rios de água viva...” A RCCPicos foi chamada a reconhecer que a sede a qual cada ser tem dentro de si é saciada em Jesus, e quanto mais sede se tem mais se é saciado, pois Ele, Jesus, é a única fonte capaz de realizar as maravilhas na vida de cada um, em especial. O pregador lembrou a todos que Jesus é o Deus da cura e que Ele deixou o poder para, imanados pela fonte de água viva que é o Espírito Santo, viver verdadeiramente a ação do apostólica pentecostal.
Ainda na parte da manhã, Conceição Salomé, da RCCPI, do grupo de oração Menino Jesus de Praga, em Teresina, falou da importância de um grupo de oração dentro de uma comunidade. Pois um G.O. por ser um espaço privilegiado é também lugar de missão e pastoreio. Salomé relembrou aos carismáticos que “pastorear é trazer para junto do Senhor!”. Por isso a missão de um grupo de oração é fazer com que cada vez mais pessoas conheçam Jesus e isso é em estado permanente, pois como diz São Paulo, em carta aos Hebreu,13: 8, “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. Em síntese, a pregadora revela que viver a missão dentro do G.O. “é viver no poder do Espírito Santo, que Ele faz a Graça acontecer”, mas para isso é preciso que se fale sobre a palavra de Deus de forma direta.
A tarde do dia (24) terminou com a pregação de Carlos César, Coordenador Estadual da RCCPI – Renovação Carismática Católica no Piauí. A ênfase aqui fora dada sobre a condição de apóstolos da efusão do Espírito Santo, e nesse sentido César convidou a todos para viver e retomar as práticas espirituais, assim solicitou a todos para experimentar ali o ciclo carismático: oração, escuta e proclamação da Palavra! Dessa forma, mas que falar foi significativo viver a pregação. Todos saíram com a certeza de que a efusão no Espírito Santo é o que identifica o Movimento da RCC.
A programação entrou noite adentro com “A noite carismática”: apresentação cultural, artística e musical, fechando com grande momento de oração. Ao tempo em que o Conselho Diocesano se encontrava reunido para eleger o seu Presidente para o biênio, 2013 e 2014. Assim, Irlândia Maria da Rocha foi reeleita para coordenar as atividades da RCC na Diocese de Picos.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Criança tem espaço no VI Congresso da RCCPicos

VI CONGRESSINHO PARA AS CRIANÇAS




       O Ministério para Crianças é um dos mais belos projetos da Renovação Carismática, pois quem não se encanta com as crianças! Elas, como nos ensina João Paulo II, são “a primavera da família e da Sociedade”.
    O Ministério para Crianças visa desenvolver condições ideais de evangelização conforme a realidade da infância. Precisamos compreender a criança como pessoa em formação, com capacidades que precisam ser desenvolvidas, estimuladas, organizadas e estruturadas em todos os níveis, a saber: físico, mental, emocional e espiritual.
    Estes níveis são interligados e representam os pilares sobre os quais o homem se apóia da infância ao fim de sua vida. O ministério para crianças busca atender o chamado para a construção da evangelização que conduzam a infância em direção à plenitude anunciada por Cristo.
    O Ministério para Crianças é uma frente de ações da Renovação Carismática voltada exclusivamente para a criança e tem como meta criar condições para que a criança possa ter um encontro pessoal com Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
    O Ministério para Crianças não é uma pastoral, mas sim um movimento que busca apoiar as pastorais e demais ações de evangelização de criança. Seu chamado é de ir onde houver uma criança e criar condições de sua inserção na realidade do Reino.
    Devemos, pois, formarmos uma unidade, pois pais, catequistas, agentes de pastorais e todo cristão, precisamos assumir a postura de servos, dóceis, humildes e obedientes para que Deus realize por nós a sua obra.
O caminho é sermos servos, para que a oração, a comunhão e o trabalho sejam dirigidos pelo Senhor Jesus.


sábado, 27 de outubro de 2012

Cartaz do Congresso

Já está pronto o cartaz de divulgação do VI Congresso Diocesano! Não perca tempo, entre em contato com o Conselho Diocesano para receber os seus cartazes e divulgar o Congresso em sua Cidade!



terça-feira, 23 de outubro de 2012

MCS produz spot para rádio




Chamando o povo também pelo rádio! Ministério de Comunicação Social da RCCPicos produz espot para divulgação no rádio! 


Para ouvir clique AQUI




domingo, 21 de outubro de 2012

Arrume as suas malas e venha ao VI Congresso Diocesano da RCC Picos





Embalados pela música "de malas prontas" a RCC convida toda a família carismática a vivenciar um final de semana de muita graça!


O VI Congresso Diocesano acontece nos dias 24 e 25 de novembro, na quadra da Escola Municipal Maria Gil - CAIC, no Parque de Exposição, em Picos - PI.

Além da sua presença, já confirmaram Dom Plínio José, no querido Bispo Diocesano; os Pe. Jonas Rocha e Mairton Sousa; Carlos César, Presidente do Conselho Estadual da RCCPI; Dinei Gesel, Coordenador Nacional das Semanas das Missões da RCCBRASIL.

O evento é coordenado por Irlândia Maria da Rocha, presidente do Conselho Diocesano da RCCPicos.

Venha! Já arrumou suas malas? 

A RCCPicos realiza o VI Congresso da Renovação Carismática Católica




A RCCPicos – Renovação Carismática Católica de Picos – realiza o VI Congresso Diocesano nos dias 24 e 25 de novembro na Escola Mucicipal MARIA GIL DE MEDEIROS ( Antigo SESI – CAIC), em Picos. O tema “Apascenta as minhas ovelhas” (João, 21,17) conduzirá as pregações que serão feitas por Carlos César (RCCPI), Dinei Gesel (RCCSP), Pe. Mairton (Paróquia S.Francisco de Assis – Picos )  Dom Plínio José (Bispo Diocese de Picos).





A RCC Picos se alegra com a preparação de mais um Congresso Diocesano. Um momento de máxima dádiva do Senhor para todos os Grupos de Orações espalhados e unidos em toda a Diocese. O Conselho Diocesano, que é presidido por Irlândia Maria da Rocha, colocou-se à escuta e, em oração, discerniu a melhor forma de estruturar o evento que espera a participação efetiva da família carismática!

Já é uma tradição, a abertura do Congresso acontece com a Santa Missa na quadra da escola, às 08:30 na manhã do dia 24.11.12. A missa será presidida pelos Pe. Jonas Rocha( Assessor Eclesiástico RCC Picos).

No sábado e no domingo, dias 24 e 25 de novembro, toda a família carismática estará reunida na quadra da Escola Maria Gil - CAIC, no Parque de Exposição, para louvar e adorar o Senhor, assistir missas e ouvir pregação da Palavra! Mesmo já tendo sido anunciado o tema da RCC para o ano de 2013, a RCC Picos finaliza as suas atividades do ano de 2012 ainda refletindo sobre o tema “Apascenta minhas ovelhas” (João, 21,17). A figura do Pastor, que é Jesus Cristo, vem nos dizer que é preciso cuidar uns dos outros, já que amamos o Senhor.

Para desenvolver essa temática, contaremos com as presenças do Conselho Estadual, na pessoa do seu presidente reeleito para o biênio 2013 e 2014, Carlos César. Também pregará no VI Congresso Dinei Gesel, Missionário da RCC São Paulo, ele que coordena o projeto das semanas missionárias que acontecem agora no mês de outubro em todo o país! Confirmou presença os Pe. Jonas, Pe. Mairton, sendo a missa de encerramento celebrada por Dom Plínio José, Bispo Diocesano.

A novidade desta edição é que não será cobrada taxa de inscrição, todos são convidados a participar desse grande evento, preparado especialmente para todos aqueles que desejam ter um encontro pessoal com Jesus e se aprofundar na experiência no amor de Deus pelo derramamento do Espírito Santo.

Durante todos os dias do Congresso, as equipes de serviço estarão disponíveis para ajudar os congressistas que arrumaram as suas malas e de prontidão vieram atender a mais esse chamado do Senhor!


Conheça os grupos de oração da RCCPicos clicando aqui.

Escute  a divulgação em áudio!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

UNIDADE, AMOR E VERDADE

           Em torno dessas três palavras começou a surgir todo o trabalho da RCCPicos para o ano de 2011. Quando o atual conselho clique aqui assumiu, já nas primeiras moções o Senhor direcionava como deveria ser todo o caminhar do movimento.
             Então, obdiente a Palavra de João 15, 4 a RCCPicos não saiu da videira que é Jesus Cristo. E foi com o clima de unidade que se realizou, neste final de semana (18, 19 e 20 de novembro de 2011) o V Congresso Diocesano. 
         Equipes de serviço foram montadas para receber Grupos de Oração de toda a Diocese que se expandiram nos últimos quatro anos de três para vinte e dois Grupos de Oração, para a honra e glória do Senhor Jesus Cristo.




CONHEÇA OS GRUPOS DE ORAÇÃO DA DIOCESE. PARTICIPE!
CLIQUE AQUI

            O evento aconteceu na Escola Senador Nilo Coelho - SESI, no Bairro Parque de Exposição. Durante todo o evento, a felicidade invadiu o espaço. Momentos fortes de oração, adoração, missas e escuta da Palavra entusiamaram o servos e os encorajaram a seguir na missão de evangelização. Como disse o Presidente do Conselho Estadual da RCCPI, os cristãos herdaram um mantato: anunciar o evangelho a toda a criatura. E é o que nos enconraja o tema vivido por todo o ano de 2011 na RCCBRASIL: "Por causa da tua Palavra laçarei as redes (Lc, 5,5). 
         É nessa confiança, na confiança em que o Espírito Santo será sempre o grande inspirador desse movimento, que a RCCPicos se alegra com a realização do V Congresso Diocesano. Palavras de força, coragem, exortação e de consagração do solo fértil do nosso coração para seguir anunciando a Palavra de Deus.
         Na manhã do dia 19/11 os Grupos de Oração realizaram a abertura do congresso em entrada com bandeiras, em seguida Jesus Eucarístico adentrou o local, sendo exaltado como Senhor dos Grupos de Oração.
          O diferencial deste ano deu-se a partir da equipe de pregadores e o local do evento. Como é de costume, sempre recebemos irmão de outros Estados a exemplo do Pe. Nilson Motta e Ironi Espudaro, que estiveram no III e IV congressso respectivamente, ao tempo em que o Congresso sempre aconteceu no centro da cidade e este ano fora deslocado para a zona leste. 
            O Congresso desse ano ficou a cargo da RCCPI e RCCPicos que enviaram Marineide Bezerra, Antonio Filho para pregar temas voltados para a formação do momentimento, buscando refletir sobre a identidade carismática, a importância do Grupo de Oração, para aí sim ouvir, obeter, ler, meditar, conhecer e proclamar a Palavra, como orientou o Assessor Eclesial da RCC no Estado do Piauí, Pe. Neto.


          Para então fechar o clico de pregações, o Presidente do Conselho Estadual da RCCPI falou sobre a necessidade da obdiência à Jesus Cristo, pois Pedro, muito cansado após horas sem conseguir pescar nenhum peixe, após ouvir a ordem de Jesus de onde deveria jogar as redes, diz: "Por causa da Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5,5). É esse o encorajamento do qual necessitamos, o de obedecer o Nosso Senhor!
             


domingo, 20 de novembro de 2011

TEM ÍNÍCIO O V CONGRESSO

         Começou para valer e fazer valer A CULTURA DE PENTECOSTES. Para abrir oficialmente o V Congresso Diocesano, Grupos de Oração entraram em procissão com bandeiras erguidas simbolizando seus grupos e lutando por uma causa, a de Jesus. São vinte dois grupos de oração em toda a Diocese de Picos, grupos que têm surgido nas comunidades como um sinal do amor de Deus.
        Em seguida, Jesus Eucarístico adentrou a quadra do SESI, conduzido por Pe. Neto e em clima de reverência e adoração cada participante foi convidado a ficar perto de uma bandeira como sinal de querer estar perto, de querer pertencer a Grupo de Oração e nele o centro seja Jesus Cristo e com sentimento de crença nesse Jesus que é glorificado, honrado e libertador toda unção derramada em todos que ali estavam.
Cantando fortemente que “Jesus está aqui”  e olhando para Jesus os membros da RCCPicos prostraram o coração a esse Deus. A adoração foi conduzida com amor profundo a Jesus e pedindo a cura para a família,  pois no meio de uma família que Jesus nasceu.
          A cura foi pedida “Jesus filho de Davi me cura, és o santo de Israel, diante de Ti a tempestade se cala, meu Deus ouve a minha fé”, foi cantando essa música que Jesus saiu num imenso corredor onde todos puderam tocar em Jesus, em busca da cura.
        Encerrando a abertura do Congresso, o Ministério Univesidades Renovadas apresentou coreografia com a música “Sentinela” que acompanhou toda a divulgação do Congresso como Rhema, uma vez que Jesus nos chama a sermos sentinelas do amanhã em nossas comunidades.

MISSA DE ABERTURA DO V CONGRESSO DIOCESANO



Alegria. Foi esse o sentimento que inundou a missa de abertura do V Congresso Diocesano da RCCPicos, realizada na noite, 18 de novembro de 2011, celebrada pelo assessor da RCC na Diocese de Picos, Padre Jonas Rocha da Paróquia Imaculado Coração de Maria, da cidade de Francisco Santos.
Estiveram presentes Grupos de Oração da cidade de Picos que entraram com bandeiras representando-os. Durante a homilia, o celebrante fez lembrar a importancia da presença de ex-coordenadores para a construção da cultura de Pentecostes, mesmo que estes não estejam mais servindo ao movimento.
O Evangelho da noite veio confirmar que o Grupo de Oração é um lugar importante para construção da Igreja do Senhor.  O Pe. Jonas enfatizou as cinco urgências contidas nas Diretrizes Gerais divulgada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, a fim de aumentar o espírito missionário, evangelizador de um povo que se alimenta da Palavra Viva que anuncia Jesus Ressuscitado.
No final da missa o Pe. Neto fez um convite caloroso para a participação do Congresso Diocesano, juntamente com P. Jonas abençoou a Presidente do Conselho Diocesano, Irlândia Maria da Rocha, a assembléia, finalizando com esta última orando pelo Pe. Jonas.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

RETA FINAL... VENHA E TRAGA A SUA CARAVANA!




A Renovação Carismática Católica de Picos – RCCPicos, realiza nos dias 18, 19 e 20 de novembro o V Congresso Diocesano. O tema deste ano é “Por causa da tua palavra lançaremos as redes” (Lc 5,5). Durante todo o ano de 2011 a RCCBRASIL trabalhou com esse tema que significa um verdadeiro chamado para o ardor missionário, em que é preciso sair e anunciar a Palavra de Jesus Crista que salva, cura e liberta.
O evento terá início com a Santa Missa, no dia 18/11, na Catedral Nossa Senhora dos Remédios e nos dias 19 e 20 todos os vinte e dois Grupos de Oração estarão reunidos na quadra da Escola Senador Nilo Coelho – SESI-CAIC – no bairro Parque de Exposição. Haverá confissões, congressinho, louvores, pregações, adorações e missas.
A RCCPicos, que tem como Presidente do Conselho Diocesano Irlândia Maria da Rocha, está pronta para receber todas as caravanas e os pregadores da RCCPI. Contaremos com as presenças do Presidente do Conselho Estadual Carlos César; Coordenadora Estadual do Ministério de Oração por Cura e Libertação, Marineide Bezerra; do Articulador Estadual da Construção da Sede Nacional da RCC, Antonio Filho e o Bispo Diocesano Dom Plínio José Luiz da Costa.

sábado, 20 de agosto de 2011

V Congresso Diocesano

Venha vivenciar o louvor, a  adoração e a  escuta da Palavra do Senhor... dias 18, 19 e 20 de novembro de 2011. Quando abrimos as portas do no coração e deixamos Deus entrar e fazer morada acontece o encontro perfeito entre o Criador e sua criatura. Esse encontro restaura, fortalece, edifica, transforma, cura, encoraja, dignifica, acolhe, pois a regra é muito simples DEIXAR-SE AMAR e AMAR. Esse somatório resulta num profundo desejo de servir ao Senhor em sua obra.





sábado, 13 de agosto de 2011

A Renovação Carismática Católica - Pequeno histórico




Movimento da Igreja Católica que surgiu da experiência do amor de Deus em retiro com universitários em Duquesne - EUA,  nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 1967, na Universidade Oxford. Após esse sopro do Espírito Santo deu-se conta que em vários lugares do mundo diversas pessoas estavam inundadas por uma alegria e passaram a ter um grande amor pela Palavra e um profundo desejo de buscar os sacramentos, além do impulso de amor pelos irmãos e a buscar uma vida de santidade e que sentiam-se inundados por uma fé expectante e por um desejo de anunciar o Evangelho. Por todos os lugares se ouvia histórias de curas, milagres e prodígios. Era uma nova efusão do Espírito, um novo Pentecostes e a esse sopro do Espírito Santo, em pleno século XX , denominou-se Renovação Carismática Católica.
Somente em 1973 o movimento foi reconhecido pelo Papa Paulo VI como um Movimento Eclesial e abençoado e encorajado por João Paulo II.
No Piauí, o primeiro Grupo de Oração surgiu na cidade de Picos, em 19 de julho de 1989, há 22 anos, tendo sua sede instalada na Casa Mãe de Deus, no bairro Canto da Várzea. Hoje os Grupos de Oração estão espalhados por praticamente todos os bairros da cidade, além de várias cidades que compreendem a Diocese.