PREGAÇÕES







PREGAÇÕES 2011

PREGAÇÃO 1 - A RCC SOMO NÓS

A primeira pregação foi conduzida por Marineide Bezerra, pertencente ao Grupo de Oração Nossa Senhora das Vitórias, em Teresina-PI, com o tema “Nós somos da Renovação Carismática Católica”.
A pregação iniciou com o convite de Deus a falar da identidade do movimento da Renovação Carismática Católica. Marineide enfatizou que o Congresso é direcionado para a RCC, para que possamos renová-la e também o nosso coração.  
Falar sobre quem é a Renovação, faz-me lembrar que certa vez os apóstolos conversando com Jesus e disseram a ele que as pessoas perguntavam quem era Ele, alguns dizem que é Elias, ou é o Messias e Jesus sabiamente voltou-se aos apóstolos e perguntou e tu dizes o que? Muitos não responderam, mas João disse: Tu é o filho de Deus!
A Renovação é um movimento da Igreja, formada por filhos de Deus e hoje muito se pergunta sobre o que é Renovação Carismática, sendo necessário perguntarmos a nós mesmo o que é Renovação Carismática Católica? - Muitas dizem que somos um povo fanático, um povo animado, louco. Mas afinal o que somos e o que somos chamados a ser?
A Renovação é um Movimento Eclesiástico da Igreja Católica, reconhecido por nossa Igreja, por Deus e pelo Papa, este último quem olhou para nós e disse que deveríamos continuar a ser o que somos, um movimento de Deus e para Deus.
Em João: 15 a palavra nos fala que “necessitamos dar frutos e precisamos permanecer de Deus para dar frutos”. A Renovação Carismática Católica completará 50 anos como um movimento reconhecido pela Igreja, mas é importante que tenhamos consciência que a Renovação surgiu antes disso, ela já estava em nosso coração.
A Renovação encontra-se em nosso coração desde quando ocorreu Pentecostes. Em Atos: 1,18 em conversa de Jesus com seus discípulos, Ele dizia que saíssem de Jerusalém, porque lá se cumpriria a suas palavras. Em Atos 1,4 vemos que João Batista batizava na água com o batismo sacramental, só que o batismo vindo de Jesus o batismo seria de fogo, um batismo em Deus, no  Espírito Santo, por meio da experiência do amor de Deus, uma experiência que vai além de quem acredita. Por meio de Deus que quer mudar o seu destino, mudar a sua vida, um Deus único.
Em Atos 2,  vemos que a nossa origem está no derramamento do Espírito Santo. Naquele dia nasce a Igreja, mediante a promessa de Jesus no dia de Pentecoste, em que Jesus diz que será cumprida a promessa do Pai: “descerá sobre vós o espírito santo, tirarei de vós o coração de pedra e colocarei um coração de carne.”
A promessa de Deus para nós é a vinda no Espírito Santo, por meio da experiência no Espírito. É essa promessa de Deus para nós.  Em Atos 2, a Palavra afirma que todos ficaram cheios do Espírito Santo e Pedro diz que a promessa é para todos nós que ouvirmos as promessas do senhor.
Imaginemos o que Isaías tivesse sido batizado no Espírito, sem isso ele já fez muita coisa de Deus, imaginemos o que Moisés teria feito. Porque esses servos do Antigo Testamento não foram batizados no Espírito, mas o Espírito manda um pouco da graça de Deus para realizar os seus feitos. A palavra de Deus diz que ele retirou de Saul seu Espírito, e a partir daí ele tem sonhos atormentados e Saul manda buscar Davi, que era um ungido.
Ninguém toca no ungido de Deus e ninguém pode tocar naquele que é de Deus, só Deus pode tocar, imaginemos o quando Deus pode mandar graça pra nós. Vós sois o tempo de Deus e ninguém pode destruir o tempo de Deus, porque Deus está em nós, não interessa se você merece ou não o que interessa é que Deus deu a nós o seu Espírito e ninguém meche em quem tem a promessa de Deus.
A Renovação é um movimento que surgiu dentro de Pentecostes por meio do sopro do Espírito para que possamos viver o tempo de Deus, por isso que sustentamos e superamos as coisas porque o Espírito de Deus nos move. A fortaleza de Deus está em mim e em você. A Renovação veio nos ensinar a viver a graça de Pentecostes, viver o amor de Deus.
Olhemos a história dos apóstolos. Pedro era um ignorante, outro roubava os impostos e Jesus pediu para que eles os seguissem e eles foram. Assim, o Senhor nos escolheu. Nós assim como eles não somos grande coisa mais Jesus nos escolheu e só depois de pentecostes é que tiveram coragem de louvar a Deus, porque antes eles renegaram a Deus e só depois de pentecostes é que eles tiveram coragem de não negar mais a Deus, de defender a Deus. E tudo isso graças ao pode de Deus, pelo batismo no espírito santo no dia de pentecostes. O grupo de iniciou-se em 1967 em Duquesne no século XX, tempo em que foi dedicado ao Espírito Santo, a partir do Concílio Vaticano II.
A Santa Zita (Padroeira das Empregadas Domésticas), que ainda está com o corpo incorrupto, isto está do mesmo jeito desde que ela morreu, intacto e isso é um sinal de Deus. Ela pegava as sobras de pão na casa trabalhava em que te distribuía para o povo da rua, e o dono da casa não gostava e um dia ele perguntou o que havia na cesta que ela carregava e ela afirmou que haviam flores e ao abrir a certa as flores apareceram e ao chegar aos pobres, o pão lá estava. Então, essas pessoas que tem o amor de Deus e que podem viver com os sinais de Deus é uma pessoa  realmente de Deus.
Na Renovação Deus nos fala e nós escutamos o que Deus nos fala, porque Jesus Cristo diz que o Espírito Santo fala em nós e em nossa intimidade nós conversamos com Deus e ele nos responde. Muitas vezes, quando se diz que se fala com Deus outras pessoas podem pensar que estamos ficando doido, mas elas não entendem o que é ter a experiência com Deus. Até mesmo na missa quando o padre diz que Deus está no meio de nós e muitos saem e não acreditam que Deus está no meio de nós.
É preciso reviver a ação do Espírito Santo na Igreja, essa foi uma mensagem que Deus mandou para a Beata Helena Guerra, e ela obedientemente enviou carta ao Papa dizendo da vontade do Espírito Santo, que pedia que Ele deveria ser reconhecido pela Igreja e amado por ela. Então o Papa escreveu uma encíclica, mas mesmo assim, com o passar do tempo Helena Guerra viu que a Igreja não estava vivendo pelo Espírito Santo e escreveu outra carta ao Papa. Foi então que ele escreveu uma novena dedicada ao Espírito Santo, sendo pois a única novena oficial Igreja, pois as demais são devocionais.
A maior necessidade da Igreja é a ação do Espírito Santo no Novo Pentecostes, pela necessidade da Igreja ser renovada por meio do Pentecostes, que é renovação, adoração, oração, que é vida. A renovação esta hoje em todos os continentes e em mais de 40 países, isso é motivo para nos alegrarmos como uma graça de que Deus.
A Renovação Carismática Católica, nascida em Pentecostes, quer ser muito mais que um movimento de pessoas que oram em línguas e que levantem os braços. É necessário que sejamos testemunhas de Pentecostes, que levemos a graça de Deus em todos os lugar que estivermos, não se pode ser  Renovação por aparência, vestir uma camisa na RCC e depois outra e ir fazer o que não deve ser feito. É necessário que tiremos as capas e sermos Renovação de verdade, para que possamos ser sentinela da manhã, não abandonar oposto, e sermos quem somos.
A vida no Espírito nos abre a um caminho de graça, pois passamos a ser testemunhas, sentinelas, porque Jesus não suscitou esse movimento à toa, Ele usa tudo que nós fazemos para renovar, para sermos santos.  
As igrejas do mundo esperam da renovação um novo pentecostes, por saber que temos a coragem de renovar e viver na intensidade do Espírito para renovar o mundo. Verifica-se, a destruição de várias formas no mundo de hoje: adultério, suicídio, violência entre outros, se o mundo vivesse esse Pentecostes ele não seria assim e a RCC tem a força, a coragem para mudar o mundo, que pode transformar, a partir do Espírito Santo, começando da nossa casa.
A RCC foi criada por Deus para que o mundo tenha vida, e a partir da oração, até das mais simples, podemos verificar que Deus faz milagres, e podemos ver os milagres de Deus. É necessário que acreditemos que o Espírito Santo está em nós, pois assim podemos verificar os milagres e prodígios de Deus em nós e nos outros.
Eu fico imaginando como foi que o Espírito Santo convenceu Jascinta, que quase não tinha pecado, uma menina de sete anos de idade. Nossa Senhora apareceu para aquelas crianças e eles, às vezes, rezavam tão apressados, pegavam o terço e em cada conta e diziam Ave Maria, Santa Maria, Ave Maria e Santa Maria... mas Jascinta chamou o irmão e disse, a partir de hoje vamos rezar o terço devagar, direititinho... Então para encerrar, eu pergunto a convenceu você, como o Espírito Santo convenceu você? Como Jesus convenceu a cada um que está aqui? Então, peçamos também a Deus que Jesus use conosco aquilo que o Senhor usou para convencer uma menina de sete anos para ser de Deus, use em nós! 

CONFIRA AS IMAGENS DA PREGAÇÃO DO CONGRESSO
CLIQUE AQUI 

PREGAÇÃO 2 - NOSSA CASA NOSSA BÊNÇÃO

Sou Antônio filho, casado, membro do Grupo de Oração Sagrado Coração de Jesus, em Teresina - PI,  há 21 anos participa da RCC e  como é importante ser de um Grupo de Oração. E estamos vivendo um tempo de construção e de reconstrução. Deus fala que nós, como renovação, deixamos de fazer algumas coisas, como o louvor, alegria, fé, carismas, o amor a palavra, devoção mariana, vivência no sacramento, desejo de viver em oração.
Muitos têm em sua casa, fotos antigas e ao olharmos para essas fotos verificaram que as fotos já estão desfiguradas e hoje percebemos que as coisas estão mudando, as ações dos grupos de oração estão ficando desfigurados e a valorização do nosso grupo de oração está diminuindo porque estamos, muitas vezes, dando valor aquilo que não é essencial.
Diante disso, Deus disse que é tempo de reconstrução, que necessitávamos passar por um tempo novo e olhar pra tudo aquilo que fomos deixando de lado. Muito se vê, hoje, Grupos de Oração desanimados, porque as pessoas perderam o sabor e o gosto do seu grupo de oração. E Deus pede que recomecemos, reformulemos e repensemos visualizando tudo que foi deixado para trás. Peguemos  Neemias, 1: 02 e 17.
Nemmias, que morava em Jerusalém, na percepção de seu povo estava em grande miséria e destruição, foi chorar e em oração  e pediu a Deus que reconstruisse Jerusalém, pediu que reconstruísse as muralhas que estavam destruídas e que serviam para proteger contra o inimigo, e indo em direção ao povo pediu que o povo ajudasse a reconstruir.
Essa palavra nos faz pensar e refletir da necessidade de reconstruir o grupo de oração que muitos deles se encontram arruinados, sem oração.
Como pode um Grupo de Oração funcionar sem oração, sem jejum, sem confissão, adoração? Como podemos pedir que Deus faça algo se não temos mais intimidade com Deus, como podemos ser canal de Deus? Para que possamos viver em tempo de reconstrução é necessário que tenhamos atitude, que comecemos pra valer assim como Nemmias que chamou o povo para reconstruir Jerusalém. É importante que alertemos os irmãos que se não fizermos nada em relação ao nosso Grupo de Oração, a casa vai cair.
É importante que tenhamos uma organização e paremos que querer brincar de ser de Deus, e sejamos de Deus de verdade porque se brincamos de ser de Deus a graça passa.
Na Renovação Carismática Católica existe um programa para construção da sua sede e esse projeto pede sua ajudar para ser um construtor dessa casa, e o sonho da Renovação é ter uma casa, tem uma estrutura e vemos que o movimento da Renovação Carismática via cada grupo de oração tendo sua sede, sua casa e não víamos um lugar que unisse todos os grupos.
Um dia o prefeito da cidade de Canas-SP doou um terreno, mas que não tinha tamanho suficiente, mas informou que ao lado havia um terreno que poderia ser doado para construção desse grande sonho. Esse terreno pertencia a um empresário, no entanto ele pretendia vende-lo, mas o Prefeito foi até ele e disse que não queria comprar, queria que o terreno fosse doado e pela graça a Deus esse proprietário fez a doação.
Esse projeto visa através do amor que temos para a Renovação ajudar de várias formas para construção da sede que é uma noção de Deus para nossa vida e quando nós doamos o pouco Deus nos dá o muito. E a partir daí nos possamos ajudar outras pessoas, levar Deus outras pessoas, pois é importante que lembremos que tudo o que é de Deus fica.
Para que consigamos realizar esse projeto é importante que nos juntemos, que a comunidade caminhe junta porque sozinho ninguém faz nada. Pois a casa da Renovação Carismática é pra ser pra nós uma benção.
É precisamos que a gente confie, porque quando a gente confia dá certo. Que saibamos que quando ajudamos a obra de Deus, ele nos ajuda na nossa vida. Pois o nosso grupo de Oração é uma benção e nossa casa é uma benção.

CONFIRA O ANDAMENTO DAS OBRAS DA NOSSA CASA
CLIQUE AQUI


     PREGAÇÃO 3 - UMA SÓ ALMA E UM SÓ CORAÇÃO


No segundo dia do V Congresso da RCCPicos (20/11) a presença de Deus aumenta cada vez mais nos corações dos membros da RCC, após um momento de adoração cheio de cura e libertação, regidos pelo amor de nosso Senhor Jesus Cristo.

O assessor Eclesiástico Estadual da RCC, Padre Raimundo Nonato do Rego Neto, da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima - Arquidiocese de Teresina, dá início à primeira pregação da manhã do domingo solicitando que todos abrissem a Bíblia em Atos dos Apóstolos 4,32 “Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns”

“Nessa palavra a multidão que habitava aquela região era um só coração e uma só alma, e isso significa unidade, comunhão. Quando a nossa vida, quando a nossa decisão não está ligada à unidade, significa que não estamos vivendo o amor de Deus, na Palavra a vivencia dos Apóstolos com aquelas pessoas em unidade significa que temos que tem como referência de unidade, pois eles são as primeiras comunidades que tiveram coragem de pregar e levar a palavra de Deus.

É difícil viver em unidade nos dias de hoje, no mundo globalizado, em que a cada dia vivenciamos novas tendências, diferenças ideológicas e diferenças econômicas. O mundo de hoje em que somos reconhecidos por aquilo que temos e não por aquilo que somos.

“SEDES SANTOS COMO VOSSO PAI DO CÉU TAMBÉM É SANTO”, essa Palavra vem pra nós, para que possamos se converter todos os dias e muitas vezes tem que se perguntar se vale a pena ser de Deus e ter a certeza do quanto vale a pena, o quanto ele tem abençoado a nossa vida, o nosso coração.

É necessário que pensemos quem somos hoje, o que fazemos hoje, se somos realmente uma pessoa de Deus, se acolhemos os irmão, se somos felizes. Deus faz isso por nós e é necessário que sejamos um só coração e uma só alma, e para isso é necessário que escutemos a palavra de Deus, que possamos ouvir a palavra de Deus que hoje nos fala que somos um só coração e uma só alma.

A primeira atitude é ESCUTAR a Deus. Se você fica escutando a música “camas separadas...” você está escutando o mundo e o imundo lá vibrando. O mundo não nos deixe escutar a Deus e, de tanto ouvir o mundo,  colocamos as Palavras do mundo em nosso coração. Não é fácil ser de Deus, ser carismático. Na primeira barreira não podemos desistir, devemos caminhar, seguir em frente e  vivermos com Deus em uma só coração e uma só alma.

É preciso que renunciemos tudo que leva ao pecado, pois se escutamos a voz do mundo, nós seguiremos o mundo e se ouvirmos a voz de Deus, nós seguiremos a Deus.  Devemos ser conhecidos por ser de Deus, por louvar a Deus constantemente em casa, no carro, em todos os lugares.

A segunda atitude para quem deseja ter um só coração e uma só alma é OBTER a Palavra do Senhor e meditá-la, buscando na Palavra uma resposta a nossa vida, e não deixar e usar a Palavra de Deus como enfeite de casa. A Palavra tem que ser lida, meditada. É preciso que peçamos a graça de poder meditá-la todos os dias de nossa vida, para assim termos comunhão com o Senhor, na Palavra.

É necessário que ao ler a Palavra que meditemos que retiremos aquilo que Deus quis nos dizer. E que tenhamos a certeza que ser carismática é ser amigo da Palavra. Se amarmos a Palavra todos os dias seremos abençoados por Deus, pois ela nos mostrará como se deve viver, guiando-nos a felicidade e a realização pessoal. Peçamos sempre ao Senhor a capacidade de vivenciarmos a palavra todos os dias da nossa vida. Levantemos a Palavra de Deus e peçamos a Deus que vivamos a palavra. Senhor, eu quero viver a Palavra, ajuda-me Senhor a entender a Tua Palavra. Eu quero Senhor, aprender a usar a Palavra, por isso ensina-me Senhor a ser ouvir, ler, meditar para que eu possa usar bem a Tua Palavra.

O terceiro passo é a PROCLAMAÇÃO da palavra de Deus, lembrando que primeiramente devemos escutá-la, depois ler e meditá-la e agora somos levados a levar a palavra. Não adianta ser um grupo de oração que viva longe da Diocese, do Estado e do Papa.

Ao ler a Palavra, guia da Renovação do ano de 2011, que diz “POR CAUSA DA TUA PALAVRA, LANÇAREMOS AS REDES”, faz-nos refletir que não é por mim, nem por você e sim por Deus que devemos proclamar a Palavra. Deve-se aplicá-la, proclamá-la com a VIDA, precisamos assumir a nossa vida anunciando-a. Peçamos que o Senhor nos dê ousadia para proclamarmos a sua palavra. É preciso levar a palavra a quem necessita, saindo em missão, pois como ordena Jesus: “IDE E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA”. Proclamar a Palavra para que todos possam ouvir e conhecer o amor de Deus, conhecer a Deus.

O carismático que não proclama a Palavra de Deus não tem um só corpo e uma só alma, pois se dermos ouvido ao mundo levaremos a nossa própria destruição. Porque as coisas do mundo só servem para destruir. E preciso que os carismáticos anunciem a Palavra de Deus.  

O último passo é CONHECER a Palavra. Isso se dá mediante os ensinamentos, não adianta fazer missão sem conhecer a Palavra de Deus. Existem hoje tantas ferramentas que podem auxiliar para a compreensão da palavra a exemplo da liturgia diária no site da CNBB. Se lermos a Palavra, baseada nesses ensinamentos, teremos uma nova visão e em conseqüência uma maior compreensão. 

A pregação foi finalizada com o pedido para que os irmão pedissem a Deus que possamos viver a palavra todos os dias, que possamos anunciar e levar o amor de Deus onde formos. 

CONHEÇA A LITURGIA DIÁRIA ON-LINE
CLIQUE AQUI

PREGAÇÃO 4 - POR CAUSA DA TUA PALAVRA LANÇAREMOS AS REDES - CALOS CÉSAR